terça-feira, 27 de março de 2012

#SOSCultura / #SOSCulturaRN



     Hoje no meio da tarde até o fim da noite o twitter foi movimentado pela luta a favor da Cultura no Brasil (em críticas contra a gestão desastrosa da Min. Ana de Holanda no Ministério da Cultura - MINC), no Rio Grande do Norte (pela indigestão da Governadora Rosalba no trato com a Orquestra Sinfônica do Estado, Corais etc). Em Natal, nem comento...

     Duas gestões que coadunam em um ponto fundamental em toda política cultural: são reacionárias! Cada uma com suas especificidades, claro, mas reacionárias.

     Aqui no RN o uso de verba pública para consultorias, propaganda governamental (o governo precisa para sair dos 60% de reprovação e subindo...) é feito em detrimento do investimento na cultura. Ou qualquer outro investimento que retire o povo da ignorância. E se você acha que investimento em cultura não está ligado à "libertação", é a prova do que estou falando, ignorância mesmo!

     No Brasil, o MINC da Min. Ana de Holanda vem destruindo os avanços feitos pelos Ministros Juca de Oliveira e Gilberto Gil no trato da universalização do acesso à cultura em meio digital ou não. Lembrando que massificação não é o mesmo que universalização do acesso! Massificar é chegar a todos, universalizar é permitir que a cultura chegue e saia de todos! É o cidadão comum também sendo sujeito ativo nessa luta.

    No mais, fica o chamado para a participação de todos e o alerta para a atenção de todos ao tema.

     

     

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja crítico. Adoro críticos porque adoro criticar os críticos.

(Como muitos não conseguem comentar, façam o seguinte: escolha o item Nome/URL e coloque apenas seu nome, sem nada na URL e envie o comentário. Obrigado)