terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Racionalidade para que te quero?

     (Leia o texto anterior)

     Como vocês devem imaginar, um texto puxa o outro. A reflexão que um texto que eu mesmo escrevo, leva-me a escrever outro. Isso ocorre por vários motivos. Dentre eles, eu posso dizer que é a necessidade de esclarecer o que não ficou claro no anterior, bem como para desenvolver o tema de forma diferente. Usarei este texto para os dois casos.
     Muita gente que leu o texto sobre os Direito Humanos e minha defesa pelos mesmos, deve ter se perguntado, ou afirmado, que no fundo, no fundo, eu não sigo o que falo. É verdade. Quem pensou assim, acertou. No entanto, isso não significa que eu esteja certo ou que isso seja o certo. Afinal, estamos todos propícios a matar alguém, haja vista que somos animais e como animais, temos instintos, tendo instintos, reagimos por impulso, reagindo por impulso não pensamos, não pensando, nós fazemos o que não presta, fazendo o que não presta, nós podemos matar como um animal faz, sendo um animal, ...
     No mais, o que quero mostrar é que nosso diferencial dos demais animais some no momento da raiva. Isto é, nossa racionalidade é consumida pela nossa irracionalidade no momento que exatamente deveria ganhar a racionalidade. Talvez não sejamos assim tão racionais como pensamos. Ou como querem que pensemos. Essa fardo que a humanidade leva de sermos animais racionais é por demais pesado para nossa própria racionalidade. Explico: Se somos racionais, sabemos muito bem o que é o certo e o errado, no entanto, nós não sabemos porque não praticamos o certo e o errado. A partir do momento que somos racionais e vivenciamos provas que não somos, como aceitar que somos? Não é, no mínimo, contraditório?

"Eu queria ser civilizado como os animais"
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos - Disco de 76 - Faixa 3 - O Progresso)

Pense nisso!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja crítico. Adoro críticos porque adoro criticar os críticos.

(Como muitos não conseguem comentar, façam o seguinte: escolha o item Nome/URL e coloque apenas seu nome, sem nada na URL e envie o comentário. Obrigado)