sábado, 12 de dezembro de 2009

O "MSN" e A Cidade Antiga

     Não, "A Cidade Antiga" ai não se trata especificamente do livro homônimo de Fustel de Coulanges, clássico sobre o Direito, Arquitetura e Sociologia romana...Quando digo cidade antiga, refiro-me especificamente a um modo de vida mais antigo, refiro-me às relações sociais mais antigas, refiro-me à "Praça" da cidade antiga.
    Sim, "A Praça" mesmo. Nas cidades antigas e, atualmente, no que chamamos de cidades locais, "A Praça" da cidade é o ambiente onde a sociedade se reunia/reuni para conversar, para estreitar os laços afetivos, é onde os relacionamentos iniciam, os casamentos se consumam e as fofocas se propagam. Isto é, enquanto a "Casa" era/é o espaço privado, a "Praça" era/é o espaço público, juntamente com o "Templo" local, que em sua maioria, trata-se da Igreja Católica Apostólica Romana.
     Por conseguinte, quando essa cidade local torna-se uma cidade grande (metrópole), perde-se esses locais públicos, por motivos que não se faz necessário esclarecer aqui. No entanto, a sociedade sempre tende a se moldar às situações e encontrar novos métodos, novos rumos. Aí que entra Internet, como um novo meio de reaver essa relação perdida no crescimento das cidades, ou como um meio de impedir que se reate o meio antigo.
     No mais, o "MSN", especificamente, tornou-se o meio que aparenta querer reatar "a praça" perdida. Estudantes e Profissionais quando chegam de seus afazeres habituais não vão mais para as praças de seus bairros, uma vez que em alguns nem se quer existe uma praça, mas entram na "grande praça digital", chamada "MSN" onde, muita vezes, reencontram os amigos que viu no dia todo ou amigos que não "vê" há muito tempo.
     Por fim, o grande problema que envolve o uso da tecnologia para substituir os contatos físicos ou até mesmo para fazer revoluções políticas (política em um sentido lato sensu) é a "impessoalidade", que é uma característica fundamental das tecnologias de modo geral. Enquanto isso, eu vou conversando, brigando, explicando, resolvendo e passando o tempo pelo "MSN" mesmo. Espero que não terminemos como o casal do filme "O Demolidor", estrelado por Sylvester Stallone e Wesley Snipes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja crítico. Adoro críticos porque adoro criticar os críticos.

(Como muitos não conseguem comentar, façam o seguinte: escolha o item Nome/URL e coloque apenas seu nome, sem nada na URL e envie o comentário. Obrigado)