terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A certeza da incerteza: 2010


            Realmente, tenho que deixar alguma mensagem de fim de ano para os meus leitores. Fui cobrado para tal e aqui estou eu. No entanto, eu tinha avisado que preciso sempre de inspiração prática para escrever, ou seja, preciso “sentir” literalmente o que escrevo. Só assim o que escrevo pode chegar ao cérebro e ao coração de quem ler da maneira que desejo. Escuto no momento, sem parar, as fantásticas canções “In my life” e “Something” dos Beatles e isso já serve de inspiração para qualquer coisa. Além do mais, estou sentado em frente a minha casa com o computador, a lua, a brisa e o “barulho” do mar, não muito distante, como cenários.
            Amigos e amigas, nós chegamos ao fim do ano e começamos a pensar mais no futuro e damos mais esmolas. Pensamos também no passado. Passado de provas, trabalhos, tristezas e grandes emoções. Desse modo, sempre esquecemos o presente, mas tudo bem, até porque se choramos ou sorrimos, o importante é que emoções vivemos e viveremos.
            No mais, gostaria agora de adentrar no que eu realmente quero falar. Quero falar sobre o futuro, sobre o meu, o nosso futuro. Afinal, todos temos um futuro individual e outro mais social, mais grupal. Por conseguinte, diga-me: qual o seu futuro? Você sabe? Gostaria de saber? Se sua segunda resposta foi “não”, ótimo, você é normal. Você não acha excelente não saber qual o seu futuro?
            Tenho acompanhado uma série de TV sensacional, ao meu ponto de vista, que retrata bem essa dicotomia entre não saber e saber o futuro. A série chama-se “Flash Forward” e, em resumo, retrata a vida da humanidade após um colapso de 2 minutos e 17 segundos na vida de todos, isto é, todos desmaiam e vêm seu futuro no mesmo dia (no caso, 29 de abril de 2010) por dois minutos e dezessete segundos. Deixando a série em si de lado, quero chamar atenção para a mudança na vida daquelas personagens após saberem seu futuro, alguns chegaram a se matar por medo do que viriam a fazer e por ai vai.
            Meus caros, a nossa incerteza é única certeza que temos, até porque a morte também é uma certeza, mas o seu dia não, ou seja, mais uma incerteza. Não saber exatamente o que vem a ocorrer em 2010 é o grande presente que recebemos nos dias finais de dezembro a cada ano. Sem a incerteza do futuro não existiria a esperança e a humanidade sem esperança não seria a humanidade. Inteligente, realmente, esse que dividiu o tempo em anos, afinal, dá-nos esperanças renovadas sempre.
            Por fim, meus amigos, não saber o futuro, eu repito, é nosso grande presente divino, porque nos permite experimentar o presente, o aqui e o agora sem saber o que vai ocorrer em 15 segundos e usufruir desse presente da melhor maneira possível. A vida é o agora, o ontem e o amanhã, mas principalmente o agora. Se soubéssemos o futuro, não aproveitaríamos o presente, exatamente como ocorre na séria supra-citada. Só nos resta crer em dias melhores e caso eles não venham, façamos do ruim algo bom, não algo pior. Nossa capacidade de piorar é sempre mais aguçada, mas também temos a capacidade de melhorar. 
           Quero com esse texto confuso, desejar um ano espetacular para todos, para que consigamos ao menos fazer o bem e continuar sobrevivendo em direção ao incerto futuro e por isso tão maravilhoso. Quero também, por fim, dedicar esse texto ao meus amigos de fé, irmãos camaradas (ordem quase cronológica) : Gilberto, Lucas, Lenilson, Paulo, Fabrício, Bianor, ao meu irmão Rafael e Ticiane. Espero poder contar com a amizade e a sacanagem de vocês até o último dia da minha vida.

Com o carinho de sempre, Emanuell Cavalcanti

Pirangy Praia - 00:33



“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro nessa vida” – Vinícius de Morais

2 comentários:

  1. Ótima maneira de ver a chegada de um novo ano !
    Realmente é o momento de renovar, de restaurar desejos e planos, de enxer de esperança nossos corações. Temos que nos conscientizar, o ANO NOVO é o nosso futuro mais presente !
    Grande Emanuell, agradeço a dedicatória, e com a permissão de Deus, quero estar presente ao seu lado até o fim de nossas vidas, meu brother !

    Abraço, Gilberto Alves.

    ResponderExcluir
  2. poxa, muito bom seu texto. Parabéns!!!!!!!!!!!!!

    gostei também da aula para colocar os comentarios, porque de fato tem que pessoas que nao conseguem kkkk

    ResponderExcluir

Seja crítico. Adoro críticos porque adoro criticar os críticos.

(Como muitos não conseguem comentar, façam o seguinte: escolha o item Nome/URL e coloque apenas seu nome, sem nada na URL e envie o comentário. Obrigado)