sábado, 7 de novembro de 2009

Afinal, Religião se discute ou não?

     Tenho dois amigos na minha turma de Geografia do IFRN que gostam muito de discutir entre si sobre religião. Um é protestante e o outro não tem religião, mas é crente. Acho muito interessante esse tipo de discussão porque eles gostam muito e não ficam com raiva um do outro e isso já é um avanço. Afinal, tudo se discute, a questão é saber com quem, quando e onde.
     O nosso amigo, que apenas crer em Deus, defende que a religião aliena, que o Deus é único e tal, tal, tal. Nosso amigo protestante, evidentemente, defende sua religião, a necessidade da crença em Deus através de uma religião (logicamente, a religião dele!) e por ai vai. Sempre nessa de um dizer que a  religião aliena e que não há necessidade de "ponte para Deus" e o outro chegar a dizer por fim: "então sou alienado mesmo e com muito orgulho porque estou com o senhor...".
     Posso entrar um pouco em contradição no mesmo texto? Eu disse há pouco que religião se discute, não foi? Mas não, não se discute. Não se discute no sentido de ter que se discutir, mas poder se discutir. Por conseguinte, devo dizer que concordo com os dois. Realmente, não tenho muita fé na religião em si como algo de extrema necessidade e importância (aqui concordo com um), no entanto, tenho a plena certeza da sua importância para quem gosta e segue (e aqui concordo com o outro). Em outras palavras, faz-se necessário que usemos o bom senso para distinguir aquilo que não gostamos, daquilo que não presta. Por fim, a religião pode ser sim uma excelente atividade, mas quando se sabe como fazer, haja vista que uma fé cega é cega! - Eu não tenho muita fé na fé.

2 comentários:

  1. Somos dois, Emanuell!!! Somos dois! rsrsrs...
    A respeito disso, tem uma idéia a qual sempre recorro: deus, entre outras coisas, é um desejo infantil e nostálgico de retornar ao ventre materno intumescido... rs tb não tenho muita fé na fé...

    Abraço(Go on writing)!
    Rodrigo Capistrano.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! Por isso não critico (e já fui idiota o suficiente para criticar) quem segue, gosta e defeda, na medida do razoáve,porque todo mundo quer um dia voltar para o ventre materno..

    ResponderExcluir

Seja crítico. Adoro críticos porque adoro criticar os críticos.

(Como muitos não conseguem comentar, façam o seguinte: escolha o item Nome/URL e coloque apenas seu nome, sem nada na URL e envie o comentário. Obrigado)