terça-feira, 15 de setembro de 2009

Solidão, Solidões - Angústia

     Sabe o que tenho sentido? Sentimos mais solidão não quando estamos sozinhos - até porque, ficar sozinho tem sido mais uma escolha no mundo das tecnologias, que uma imposição - mas sim quando estamos reunidos com a família, os amigos e colegas (eu faço distinção entre amigos e colegas). Entende o por quê? É simples: quando se está reunido - reunido no sentido de ligado de algum modo -  não se quer que aquilo acabe, então entramos em um medo da solidão quando ela realmente não existe! Interessante, não é? Faz parte da conduta humana para a auto-destruição.
     A solidão leva a angústia. Isso é fato. Martin Heidegger vem definir a angústia como "o medo do nada". Interessante também, não é? Assemelha-se muito com o falado acima. Essas suas idéias estão presentes no livro "Ser e o Tempo", o qual eu já estudei e li sobre, mas ainda não tive o privilégio de lê-lo na íntegra. O professor de filosofia, Pablo Capistrano, uma vez deu um exemplo fantástico sobre isso e eu o coloco aqui quase na íntegra: (mas bem adaptado) "imagine-se em uma praia deserta, você está em uma casa grande e espaçosa, mas está solitário. Você sobe e decide ler um livro na varanda do primeiro andar em sua rede,c om a brisa do mar batendo, mas desiste para olhar o mar e a praia. Quando olha a praia a leste e a oeste, percebe que por quilômetros não vê alguém.  Um sentimento de medo te perturba. Você começa a fazer movimentos bruscos para o lado achando que tem alguém te vendo, vigiando, mas você está na verdade com medo do ninguém que te olha (solidão - angústia). Por fim, pega suas coisas e volta para o mundo dos "não" solitários na cidade.."

ps.: A loucura está sempre nos olhos de quem vê. Mude seu "filtro" no olho e verá a lucidez na loucura e a loucura na lucidez. Aconselho "Verônika decide morrer - Paulo Coelho" para isso..fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja crítico. Adoro críticos porque adoro criticar os críticos.

(Como muitos não conseguem comentar, façam o seguinte: escolha o item Nome/URL e coloque apenas seu nome, sem nada na URL e envie o comentário. Obrigado)