sábado, 19 de setembro de 2009

Das Evoluções e das Revoluções

     "ah, você está vendo só do jeito que eu fiquei e que tudo ficou [...]" - Por causa de você

     Escutando aqui o álbum de Caetano e Roberto produzido ano passado em comemoração ao 50 anos da Bossa Nova, fez-me relembrar dos demais movimentos musicais que explodiram, com mais ênfase, no país entre as décadas de 50 e 70. Inicialmente vem a Bossa no final da década 50, tendo como maiores expoentes o Maestro Antônio Jobim e o Poeta Vinícius de Morais. Posteriormente, temos ali na década de 60 o surgimento de mais dois movimentos intitulados de Jovem Guarda e Tropicália. Aquele encabeçado por Roberto Carlos e, este, por Caetano, para  apenas citar um componente. Todos passaram algum tempo "convivendo" e produzindo ao mesmo tempo, bem como surgiram de outro movimento: a política.

"[...]será que nunca faremos senão confirmar a incompetência da américa católica [...]" - Podres Poderes

     A Bossa foi alavancada pelo ufanismo do Governo Juscelino Kubitschek - o próprio presidente era chamado de Presidente Bossa Nova. O Governo JK defendia que o Brasil estava realmente tomando rumos sólidos e com as próprias "pernas", desse modo, foi a vez da música brasileira ter suas próprias "pernas" e é ai que entra a Bossa com toda sua bossa. Por sua vez, a Tropicália surge, como já adiantado, também ligado à política, em contraposição à Ditadura Militar instalada, por golpe, em 64! Já a Jovem Guarda é o movimento que menos foi diretamente ligado à política, recebendo críticas até hoje por isso. Há quem diga que não teve algum cunho político, o que discordo. Porque o fato de se abster da política já é um atitude influenciada pela própria política vigente. Em outras palavras, o movimento não queria mais discutir o já discutido pela Tropicália, queria apenas fazer o público dançar e ser feliz na medida do possível.

"meu bem, já não precisa falar comigo dengosa assim, brigas para depois [...]" - Gatinha Manhosa

     A Jovem Guarda, por consequência, também foi tachada como "alienada" exatamente pelo motivo anteriormente exposto. Contudo, será que um movimento pode ser chamado de "alienado" por apenas não seguir a "moda" da época, que era "criticar para derrubar e mudar"? Acho que não.Outro fato bem interessante é a origem do nome Jovem Guarda. Meus caros, a origem está em uma citação marxiana! Isso mesmo: "O futuro está nas mãos da jovem guarda". Será mesmo que era um movimento apolítico?

"[...]de que vale a minha boa vida de playboy, se entro no meu carro e a solidão me dói[...]" - Quero que vá tudo pro inferno

     O próprio Roberto Carlos nunca se envolveu com política, nunca declarou um voto e etc (esse fato só muda em 85, quando do lançamento da canção "Verde e Amarelo". Canção esta, altamente ufanista e influenciada pela redemocratização do pais). No entanto, o seu modo de "criticar para mudar" é diferente, mas eficiente do mesmo modo, uma vez que usa a mesma arma: a música. Músicas como "As Baleias", "O Progressso", "O Ano passado", "Quero paz", "Paz na terra", "Amazônia", "Apocalipse", "O careta" dentre outras, mostram críticas sérias ao sistema e às atrocidades praticadas pelo ser humano, enquanto a música "Herói calado" tem um cunho social fortíssimo - até Marx ficaria orgulhoso com a letra desta.

" Ele acorda cedo demais, o dia nem clareou, sai de casa aquele rapaz, que nem bem dormiu, já acordou [...]" - Herói Calado

     Piadas de lado, é necessário perceber que cada movimento tem sua importância, sua obra e suas consequências. Não será sua ligação ou não-ligação com isso ou aquilo que irá determinar se "presta" ou "não-presta". Até porque "prestar" ou "não-prestar" é algo tão subjetivo..

"[...]não sou contra o progresso, mas apelo pro bom senso, um erro não conserta o outro, isso é o que eu penso[...]" - O progresso





    

Um comentário:

  1. Meu fã.. faltou você colocar que eu sou autor de algumas músicas dessas, bixo. Byyeee Byee

    ResponderExcluir

Seja crítico. Adoro críticos porque adoro criticar os críticos.

(Como muitos não conseguem comentar, façam o seguinte: escolha o item Nome/URL e coloque apenas seu nome, sem nada na URL e envie o comentário. Obrigado)