segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O Pseudo-intelectualismo

Companheiros e Companheiras,
     O Brasil precisa se livrar dos seus pseudo-intelectuais o quanto antes. Estes mesmos, a que chamo de pseudo-intelectuais, também podem ser chamados de críticos de tudo e de todos. Está muito abstrato? Façamos, então, uma analogia com a política.
     O Governo Lula é "vítima" deste tipo de raciocínio porque promoveu e promove nos últimos anos, algumas mudanças estruturais ou promove algumas ações essenciais, ditas anteriormente de impossíveis ou de utópicas, haja vista a situação sócio-econômica e política do país. Ainda abstrato? Vamos para os casos práticos.
     Quem aqui, com uma idade não tão avançada, não ouvia seus professores de Geografia explicarem sobre um "projeto magnífico que seria a redenção do Nordeste", chamado de Transposição do Rio São Francisco? Quem aqui alguma vez já ouviu alguém reclamar da situação precária da estrutura física das nossas Forças Armadas? Pois bem, meus amigos, esses dois exemplos servem muito bem para dizer o que quero. Todos nós um dia já reclamamos a não-feitura desses dois exemplos, mas, pásmen, todos nós já presenciamos alguém reclamar recentemente da sua feitura!
      É isso que chamo de falsa criticidade, pois, tratam-se críticos que atiram, muitas vezes, sem o "calibre"  suficiente para tal e atiram para todos os lados. Contudo, eu tenho perfeito entendimento que não esgotei o tema, pois as críticas não se referem apenas à feitura em si, mas a execução do projeto em si. Mas tenho absoluta certeza também que existe algo de sensato no que escrevi, uma vez que o que era redenção, o que era impossível, não pode se tornar algo tão maléfico - mas não tenho muita certeza disso, você tem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja crítico. Adoro críticos porque adoro criticar os críticos.

(Como muitos não conseguem comentar, façam o seguinte: escolha o item Nome/URL e coloque apenas seu nome, sem nada na URL e envie o comentário. Obrigado)