quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Denúncia: Serra do Mel. Mas de política nada "mel".



(Texto recebido da colega, ativista e blogueira Adriana Amorim.)

A população de Serra do Mel, localizada a cerca de 40 km de Mossoró-RN, prepara um grande ato público nesta sexta-feira, 14 de dezembro, na praça Governador Cortez Pereira, vila Brasília, centro da cidade. O ato servirá para denunciar as manobras políticas e judiciais que tentam impedir a posse do prefeito eleito no município, o sindicalista Manoel Cândido da Costa, do Partido dos Trabalhadores (PT). Também estão sendo recolhidas assinaturas em uma nota de repúdio contra a Justiça Eleitoral potiguar, que, mesmo existindo um processo em tramitação que discute a legalidade da vitória petista, já anunciou que dará posse à candidata derrotada Irmã Lúcia do PMDB. Como forma de intensificar o debate, Um twitaço ocorrerá neste sábado, 15, a partir das 15h, com a hashtag #SOS_SerradoMel.
Candidato pela quarta vez, o sindicalista Manoel Cândido obteve êxito após derrotar a candidata situacionista apoiada pelo atual prefeito Josivan Bibiano de Azevedo (PSDB), acusado de chefiar um grupo de pistoleiros com atuação na região e de mandar matar o jornalista, blogueiro e presidente municipal do PT Edinaldo Filgueira, crime ocorrido na sede do seu jornal no dia 15 de junho de 2011. Ainda durante a campanha o candidato petista passou a enfrentar um processo de inelegibilidade por conta da apresentação fora do prazo de uma prestação de contas de sua campanha a deputado estadual em 2010.
Mesmo patrocinada pela governadora Rosalba Ciarlini (líder político da região de Mossoró), pelo deputado Henrique Alves e o ministro Garibaldi Alves Filho, a candidata peemedebista foi vencida, porém, se recusa a reconhecer a derrota e articulou seus padrinhos políticos para usurpar o mandato de prefeito do legítimo ganhador.


Judiciário sob suspeita

Nos últimos dias o judiciário potiguar tem sido vítimas de sérias denúncias, uma delas envolvendo dois desembargadores ex-presidentes do Tribunal de Justiça acusados de venda de sentenças e desvios de cerca de R$ 20 milhões de precatórios. Os acusados são os desembargadores Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro, que aguardam o fim das investigações afastados do tribunal e devem perder suas funções. No dia 24 de setembro deste ano, o Presidente do TRE, João Batista Rebouças, recebeu em sua casa o desembargador investigado Osvaldo Cruz, fato que só veio a público porque os dois acabaram sendo vítima de um assalto no local do encontro. 
Hoje, sabe-se que o presidente do TRE-RN tem duas filhas que atuam como advogadas da candidata Imã Lúcia (PMDB), entretanto, o mesmo não declarou-se impedido de julgar o processo no TRE, pelo contrário, atuou ativamente para fazer vitoriosa a tese da peemedebistas.



Curral eleitoral

No Rio Grande do Norte, o PMDB é liderado pelo deputado Federal Henrique Eduardo Alves, herdeiro do clã Alves, do qual faz parte o ministro Garibaldi Alves Filho, seu pai o senador licenciado Garibaldi Alves, o filho de Garibaldi Filho, deputado estadual Walter Alves e o vereador por Natal Felipe Alves (4ª geração Alves). Também podem ser incluídos nessa cota o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e seu pai o deputado estadual Agnelo Alves, primo e tio de Henrique, respectivamente, atualmente dissidentes. Henrique é herdeiro de um império de comunicação no estado que incluem jornais, rádios e o maior canal de televisão, filiada à Rede Globo. 
Como a família Marinho, os Alves construíram seu império durante a ditadura militar e utilizam as concessões públicas de radiodifusão, televisão e jornais como instrumento de dominação política e manipulação das informações para se perpetuarem no poder.
Da base de apoio da presidente Dilma, onde atua como líder de governo no Congresso Nacional, Henrique Alves sabe transitar inescrupulosamente entre a extrema direita e a esquerda, no mesmo contexto político. Assim, ao tempo em que é aliado privilegiado no governo petista central, também foi decisivo para a eleição e sustentação política da única governadora do DEM no país, governo que tem reprovação de 82% da população. Também, junto com o ministro Garibaldi Alves, devolveram ao senado uma das raposas velhas da política do estado: o senador José Agripino.


Manipulação e tráfico de influência


Cotado para presidir a Câmara dos deputados, nos últimos dias Henrique Alves tem sido alvo de denúncias de uma suposta atuação junto ao TSE para entregar à sua aliada local, pela via judicial, o mandato perdido nas urnas. 
A atuação do parlamentar no Tribunal Superior Eleitoral seria por meio da relatora do processo contra Manoel Cândido (PT), a ministra Luciana Lóssio, segundo o BlogdaDilma, Luciana Lóssio é prima do prefeito de Petrolina-PE, Júlio Lóssio do PMDB e integrante do grupo político de Henrique. Na condução do processo a ministra reconheceu a admissibilidade do mesmo mas não o submeteu ao plenário, mantendo-o sempre em decisão monocrática, sem qualquer relatório, no popular bloco, negando ao advogado de Manoel Cândido o direito da exposição oral em defesa de seu cliente e sempre tomando decisões desfavoráveis ao petista.


FONTE:
Prefeito eleito no município, Manoel Cândido da Costa, do Partido dos Trabalhadores (PT) -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja crítico. Adoro críticos porque adoro criticar os críticos.

(Como muitos não conseguem comentar, façam o seguinte: escolha o item Nome/URL e coloque apenas seu nome, sem nada na URL e envie o comentário. Obrigado)