quinta-feira, 1 de março de 2012

#BlogProgRN: Um movimento dividido, mas nem tanto

Por Daniel Dantas

O desgaste que vem sofrendo o movimento de blogueiros progressistas do RN talvez seja resultado apenas de nossas vaidades e ansiedades feridas.
Somos um movimento coletivo. Fizemos a duras penas uma série de ações em 2011 mas somos a soma da ação de dezenas de militantes na blogosfera e na tuitosfera potiguar, militantes que nem sempre concordam e nem sempre discordam, mas que não estão juntos para discordar nem para concordar. Estamos juntos porque maiores são as coisas, as pautas e as necessidades que nos unem.
Ao longo desse processo, nas agendas e processos que tocamos, cometemos erros e tivemos acertos - mas procuramos realizar tudo de maneira integrada e coletiva. Disso são testemunhas todos os que se interessaram, participando ou não podendo participar, de tudo o que fizemos. Éramos um grupo pequeno de quatro pessoas na primeira conversa que travamos no início de setembro de 2010. O grupo sempre esteve aberto, de modo que quem quis saiu e quem quis se juntou. Nada que fizemos partiu de decisões individuais - todas as decisões, propostas e programas eram decididos coletivamente. As vezes o piano foi mais pesado para uns, as vezes foi menos. Mas reitero que o grupo que organizava nossas programações e agendas sempre foi aberto. E mais de uma vez reiterou que a coordenação, ao menos em 2011, era minha responsabilidade. Disso, muitos são testemunhas.
Nos últimos meses tentei apaziguar e contornar diversas tentativas de desequilibrar o movimento. Em nome da nossa unidade de ação, mantive silêncio mais de uma vez ao ser atacado. Por fim, resolvi que a melhor solução seria entregar a coordenação do BlogProgRN, antecipando decisão que pretendia tomar.
Mas é preciso ser verdadeiro: uma ação articulada foi executada com a intenção clara de desqualificar as ações que promovemos ao longo desta caminhada (inclusive com afirmações evidentemente mentirosas de que o #BlogProgRN estava inativo). Uma das ações mais sujas travadas contra o grupo foi a organização de um evento em que nenhum dos muitos blogueiros progressistas que atuaram ativamente na organização em 2011 foi convidado a participar - e o grupo de organizadores não foi integrado ao coletivo existente. Para mim, isso é uma tentativa clara de criar um movimento paralelo (o #RNBlogProg, com novo site e novo perfil no twitter) ou, pior e mais inacreditável, dar um golpe contra o esforço e a luta de uma coletividade que abriu as portas e aprendeu o caminho do trabalho colaborativo.
Esse esforço colaborativo foi feito inclusive ao convidarmos os organizadores do encontro da grande Natal para que pudéssemos dividir as cargas do evento com eles. Estamos dispostos a contribuir porque acreditamos nesse trabalho. Nossa reunião de terça provou isso.
Mas as tentativas de esvaziamento de nosso grupo continuaram (manifestaram-se na criação de um perfil no twitter, quando o movimento já tem um).
Nos convites que foram feitos aqueles que se integraram para organizar ou participar do evento deste fim de semana no IFRN fomos sorrateiramente atacados, mas preferimos calar em nome da causa que é maior que nós. Pessoas que se auto-proclamaram coordenadores do movimento atacaram os demais militantes como "compondo um grupo fechado" que não queria se abrir, mas que com a nova coordenação seria diferente. Além da evidente mentira, o novo grupo não percebeu que caia no erro de que nos acusavam: eram eles que agora sim se fecharam num grupo inacessível - cujos membros, aliás, nunca foram apresentados aos demais blogueiros progressistas.
De ontem para hoje posicionamentos mais críticos feitos por nós, eu e Alisson Almeida, no grupo do BlogProg no Facebook, foram "democraticamente" excluídos. Garanto que eu estarei, como sempre estive, disposto a contribuir com o encontro deste fim de semana. E vamos construir uma saída para essa questão. A causa que nos une é maior, mas as tentativas de divisão ou o jogo sujo precisa ser denunciada - para que a própria causa não se esvazie e se acabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja crítico. Adoro críticos porque adoro criticar os críticos.

(Como muitos não conseguem comentar, façam o seguinte: escolha o item Nome/URL e coloque apenas seu nome, sem nada na URL e envie o comentário. Obrigado)