quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Uma Visão Pragmática: Eleições 2012

     Deixar claro de início que essa visão não é minha visão de partido, de ideologia, de defesa veemente. Esta visão NÃO é a visão do Partido dos Trabalhadores - PT, até porque não tenho legitimidade para falar por ele.
    É apenas, como o título diz, uma visão pragmática da conjuntura política que nos cerca e NÃO minha defesa do que deve ocorrer.
     
     Para mim seria a realização de um sonho ver o PT administrando essa cidade com a mesma competência e resultados positivos que temos alcançados no plano nacional, mas é público e notório que a eleição que se avizinha não será fácil, como nunca foi para o PT nenhum eleição.

     O ex-prefeito Carlos Eduardo, que tem assumido o discurso de esquerda e de oposição à Micarla, atual prefeita, apresenta-se como candidato favorito para a população, além da sombra da Ex-prefeita e Ex-governadora Wilma de Faria começar a aparecer como também possível candidata. Essas questões permitem aferir uma campanha difícil para qualquer candidato do PT à prefeitura, no caso, o Deputado Estadual Fernando Mineiro.

     Mas há quem diga que a configuração da campanha pode mudar. E isso não é oficial dentro do Partido dos Trabalhadores, nem é o que eu REALMENTE quero, repito. Mas a imprensa nos últimos tempos têm batido nessa tecla, ou porque sabe de algo, ou porque deseja interferir em algo, plantar, como se diz, a idéia.

     Portanto, é sabido também que a ex-governadora Wilma de Faria, caso seja candidata e caso seja eleita, deve renunciar ao cargo dois anos depois para ocupar 'sua' vaga no Senado em 2014 (e ai entra a possível candidatura da Deputada Fátima Bezerra ao Senado também em 2014, mas é outra questão...), deixando o vice com a prefeitura na mão. Algo semelhante ao que ocorreu em 2002, quando ele renunciou para concorrer ao Governo do Estado e deixou a prefeitura nas mãos do "apagado", à época, Carlos Eduardo e hoje candidato favorito.

     O que eu estou querendo dizer (mesmo não sendo novidade) é que ser vice de Wilma de Faria em 2012 é, pragmaticamente, uma boa jogada política. A chapa Wilma + Mineiro, PSB + PT é uma boa jogada política. É lógico que dentro do PT e talvez de ambos os partidos, essa aliança não seja bem vista, mas é necessário recordar (ou jogar na cara de muita gente) que o PSB e o PT são aliados no plano nacional e no plano local desde o segundo turno das eleições de 2002, quando o candidato derrotado do PT, o finado Ruy Pereira apoiou Wilma de Faria no plano local e o candidatado derrotado do PSB, Anthony Garotinho (que infelizmente não é finado) apoiou o vitorioso Lula do PT.

     No entanto, e se Wilma não sair candidata? O embate será Carlos Eduardo x Mineiro mesmo. Contudo, ter apoios é necessário e interessante. Wilma como não candidata, o PSB lançaria outro candidato? Acho difícil. Apoiaria quem? Carlos Eduardo? Acho díficil. Teria apoiado em 2010 ao Governo e não o fez. Mas o PT apoiou a loucura do PSB em 2010 e mereceria seu apoio em 2012? O PSB poderia indicar o vice do PT, o vice de Mineiro? Seria a Deputada Estadual Márcia Maia, colega de assembléia de Mineiro?
     Devaneios ou não, é um fato e está posto. Além do mais, dividir nossa base de 'esquerda' (estou sendo pragmática, repito) é o melhor caminho: Carlos Eduardo, Wilma de Faria e Mineiro dividindo os MESMOS votos?
     Será que a direita vai fechar em vários nomes ou em um só? Micarla isolada está e assim deve permanecer. Mas ai vem Felipe Maia, Rogério Marinho, Fábio Fária (?) (que tem o pai como vice-governador, quem Rosalba apoiaria então? Rosalba terá condições políticas de apoiar alguém, haja vista que segue o caminho de Micarla...?)

     Deixo aqui minha ponderações.

     PS.: Micarla está mesmo isolada e é completamente carta fora do baralho?
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja crítico. Adoro críticos porque adoro criticar os críticos.

(Como muitos não conseguem comentar, façam o seguinte: escolha o item Nome/URL e coloque apenas seu nome, sem nada na URL e envie o comentário. Obrigado)