sábado, 10 de dezembro de 2011

Leonardo Sinedino - #ForaMicarla x Júlio Protásio

O título dessa postagem bem que poderia ser "O Povo x Júlio Protásio."

Não se trata de exageros, mas de constatações em função das particularidades da política local de Natal-RN, onde a sociedade civil organizada luta pela retirada democrática (Impeachment) da pior prefeita que essa cidade já teve.

Desse modo, todos se perguntam se a atitude do Vereador Júlio Protásio em processar um membro do movimento #ForaMicarla foi algo que o torna, mesmo com a experiência política que tem, um político momentaneamente ingênuo ou o torna alguém que quis gerar um fato político e atirou no próprio pé?!

Em nossa opinião, atirou no próprio pé politicamente. Quantos não já se direcionaram ao próprio Vereador com o mesmo discurso? Quantos não já despejaram sua LEGÍTIMA raiva em redes sociais? Podia ter sido você!

Ademais, necessário lembrar que como figura pública, o Vereador tem o dever de suportar, pela própria RELATIVIZAÇÃO de seus direitos de imagem, honra etc, esses contratempos absolutamente comuns.

A pergunta que faço é: se você leu o texto anterior, viu a caracterização pessoal do acusado ou se você conhece Leonardo Sinedino, você realmente acha que ele bateria no Vereador? Outra pergunta: sendo o vereador condenado ao processo que responde da Operação Impacto (acusado de receber propina para votar contra os vetos, do então prefeito Carlos Eduardo, ao Plano Diretor que beneficiavam a construção civil irregular) ele poderá ser realmente chamado do que foi pelo Leonardo Sinedino. Ironias...

Por fim, não se trata de endeusar Leonardo Sinedino, trata-se de defender quem merece e assim eu faço e assim eu farei usando os meios legais que aprendi e ainda aprenderei na minha formação jurídica e humana, além de disseminar a verdade e trata-se também de lembrar: PODIA TER SIDO VOCÊ!

Levante-se e vamos à luta!

Leonardo Sinedino em um dos #ForaMicarla

6 comentários:

  1. Emanuell, meu amigo, vou repetir o que disse ao próprio Leonardo: a indignação é justa, mas a forma de expressa-la foi errada. Eu mesmo critiquei Júlio Protásio várias vezes no meu falecido blog, mas sempre tomando cuidado pra não resvalar para a baixaria. Leonardo extrapolou. Ponto. Xingamento não é argumento. Eu fui e continuo sendo vítima dessa tática. Minha vida pessoal, minha vida profissional e até mesmo minha vida sexual foram, diversas vezes, usadas como pretexto para ataques com a finalidade de me desacreditar, de assassinar minha reputação. No momento em que uso a mesma estratégia, me torno igual a meus detratores.

    Tentaram partidarizar algo que, essencialmente, não tem nada a ver com disputa partidária. No afã de encontrar alguma coisa que volte a mobilizar o #ForaMicarla, dado o seu mergulho na inércia pós-ocupação da Câmara Municipal, alguns integrantes do movimento transformaram esse episódio em sua nova bandeira. Equivocadamente, tentaram passar a ideia de que, ao processar Leonardo, Júlio Protásio estaria tentando calar o movimento. Não é uma ação contra o movimento, mas contra alguém que o chamou, publicamente, de "canalha", "patife" e falou em "esbofetea-lo".

    Em conversa com Leonardo, ele mesmo reconheceu que errou ao usar xingamento para manifestar sua indignação. Fiz um apelo a Júlio Protásio, no sentido de buscar um possível entendimento. Sugeri um acordo, com um pedido público de desculpas de Leonardo. Júlio se disse disponível a conversar. Creio que esse é o melhor caminho. Construir fakes para atacar o vereador não me parece ser melhor opção (nem a mais ética, ressalte-se). Temos que ter a coragem para expor nossas ideias, posições e convicções. Faço isso todos os dias e sofro as consequências dessa decisão. Respeito quem escolhe se preservar, mas não entendo os que se dizem progressistas, mas se escondem atrás do anonimato. Isso é ainda mais incompreensível quando lembamos que o uso de fakes nas redes sociais é largamente empregado pela tropa da prefeita Micarla de Sousa para denegrir os críticos da gestão do PV. Esqueceram de Milena Tristo/Eugênio Bezerra? Como é que podemos, agora, fazer uso do mesmo expediente covarde? Francamente, não entendo.

    Uma das razões que levou à estagnação do #ForaMicarla foi a arrogância dos que se julgam líderes do movimento: foram para as redes sociais e usavam um discurso belicoso, invocando para si uma suposta força para virar a cidade de cabeça para baixo. Depois de reivindicarem a instalação da CEI dos Contratos, se desinteressaram dos desdobramentos da comissão. Poucos aparecem na CMN para acompanhar as sessões; poucos sabem o que, de fato, está acontecendo. Brincaram de fazer revolução, mas agora a maioria está cuidando da própria vida.

    Emanuell, esse argumento de que o vereador teria que "suportar" os xingamentos contra si é pífio. De onde vem essa obrigação, cara pálida?! Não está em questão se Leonardo levaria ou não a cabo a intenção de "esbofetear" Júlio. Particularmente, creio que não. Trata-se de manter o debate no nível político e civilizado.

    Eu, você, Leonardo e qualquer outra pessoa tem o legítimo direito de cobrar transparência e exigir explicações de Júlio Protásio e de todos os demais representantes do povo em todas as esferas de poder. Espero, como vc, a definição da justiça sobre a operação impacto. Caso o vereador seja condenado, que pague pelo crime cometido.

    Agora, amigo, estranho essa lógica: quando o ex-presidente Lula era agredido pelos reacionários da vida, com termos pejorativos, os petistas esbravejavam e denunciavam a baixaria (com toda razão). Ou mesmo quando a companheira Fátima Bezerra é vítima desse tipo de xingamento, vocês apontam o golpe abaixo da linha da cintura (novamente, com toda razão). Mas agora estão defendendo que, contra os outros, isso pode ser feito?

    Alisson

    ResponderExcluir
  2. Caro Alisson, se vc tem algo a dizer sobre o fake q foi criado, fale com quem criou! Ademais, vc se diz q o #fpramicarla enfraqueceu pq alguns foram p rede usar o movimento etc, de os nomes cara!! Muito comodo dizer isso..quanto ao argumento ser pifio, com todo respeito q tenho por vc, isso e uma discussao q qualquer ser da area juridica ou metidoa tal entende por estar basilada pela propria jurisprudencia do STF. Quanto a usar o nomes de fatima e lula como exemplo, necessario lembrar q julio n foi chamado de analfabeto nem muito menos de gay. Ah, mas foi chamado de algo semelhante , dentro da ideia de xingamentos, tudo bem: existe um caso de mainardi x lula q tem o entendimento q char lula de anta por exemplo n gera dano moral, e ai?

    ResponderExcluir
  3. Emanuell, não sei quem criou o fake. Como posso me direcionar a essa pessoa? Não fiz a crítica a VOCÊ, mas ao uso dessa estratégia - que você parece apoiar, registre-se. Não preciso ficar dando nome de ninguém. Nem quero, nem vou, discutir nesse nível. Não estamos num tribunal da santa inquisição. Cabe ao próprio movimento fazer a auto-crítica. Eu, como observador e apoiador da causa, faço essa leitura.

    Continuo considerando o argumento pífio. Não estou falando em termos de jurisprudência, mas no nível do debate político mesmo. Você parece defender a ideia que há ofensas suportáveis e outras não suportáveis. Eu acho que não importa o teor, nem contra quem é direcionada, a ofensa é sempre inaceitável. Não entendo por que citou Mainardi. Ele e Reinaldo Azevedo são os maiores representantes do esgoto jornalístico da direita conservadora do Brasil. Eu, se fosse Lula, teria movido montanhas de processos contra ambos - assim como considero legítimo o direito de Júlio Protásio buscar uma reparação da parte de Leonardo.

    ResponderExcluir
  4. Meu caroooo, onde está meu apoio ao Fake? Isso é desinformação e emprenho pelos ouvidos rs. Na própria reunião da comissão jurídica todos se colocaram contra o fake, ele é engraçado, mas não é útil na defesa.

    E é exatamente por não está no tribunal da santa inquisição, mas sim num regime democrático em luta e progresso que se pode dar nomes sim quando se sabe é claro.

    Quanto a "pifiedade", peço que entenda que discuto apenas no âmbito jurídico porque é nele que se dará nossa defesa caso Júlio não queira sentar e resolver. Ele falou naquele dia que iria resolver, mas continuou dando RT em quem achava LEGAL o processo etc. Fica difícil, estamos esperando...

    Quando a usar Mainardi, é pelo uso da ação como exemplo na defesa. Até brinquei com Leo dizendo que Mainardi PODERIA ajudá-lo se o processo for assim mesmo.

    Quanto a Mainardi e Reinaldo serem os maiores representantes do esgoto jornalístico da direita conservadora é algo que eu já sei...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Meu caro, você fica muito estressado quando é questionado. Pensei que o "seja crítico" fosse pra valer. Vamos ver se, dessa vez, você entende: eu não disse que vc apoia o fake, mas que PARECE apoiar. A diferença é bem sutil, mas existe (o diabo mora nas entrelinhas). Por quê deduzi isso? Porque você reproduziu, aqui, texto do "Primavera Sem Borboleta" louvando a criação do fake (apenas reproduziu o texto, sem fazer nenhuma ressalva). Fui claro?

    Não vou discutir o aspecto jurídico da defesa de Leonardo. Isso fica com vocês que são do jurídico e sabem fazê-lo com competência. O que lamento é que se use esse argumento para justificar uma agressão que nunca deveria ter existido. Ao citar Mainardi, parece que você está dizendo assim: "se eles [os reaças] nos agridem, então também podemos agredi-los". Pode não ter sido sua intenção, mas seu argumento suscita essa leitura.

    O que não é "legal", amigo, é os que estão fazendo a defesa de Leonardo repetirem o mesmo erro dele. Ontem, Marco Aurélio e Tiago Aguiar, ambos do PT, estavam chamando Júlio Protásio no TT de "imbecil". O que é isso, companheiro? Liberdade de expressão? Eu chamo de pobreza de ideias.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro, estressado eu sou por vida.

    Como eu não entendi que houve LOUVOR ao fake, mas apenas uma citação, informando que o mesmo tinha sido feito, eu reproduzi o texto sem ressalvas.

    Quanto à questão jurídica, eu não posso fugir dela, afinal é lá que Leonardo está sendo processado e é ela que se dará sua defesa com fatos da vida daqui. Mainardi é meu ovo, mas o argumento usado, possivelmente, por algum magistrado na ação dele poderá nos satisfazer, nada mais.

    Quanto aos demais companheiros da JPT, eu respondo por mim e não por eles. Você me viu falando algo do tipo, caso contrário, nem cite...Se eles falarem algo e disserem categoricamente que falam pela JPT TODA, pode me avisar que tiro satisfação, caso contrário, nem precisar citar também...

    Abraço.

    ResponderExcluir

Seja crítico. Adoro críticos porque adoro criticar os críticos.

(Como muitos não conseguem comentar, façam o seguinte: escolha o item Nome/URL e coloque apenas seu nome, sem nada na URL e envie o comentário. Obrigado)